Notícias

Fique por dentro!
Início » Vitamina de mentiras

Vitamina de mentiras

Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil, divulga dados errados para defender o decreto, assinado nesta terça (15), pelo presidente Jair Bolsonaro, sobre a liberação da posse de armas. Em uma entrevista, Lorenzoni disse que: “quanto mais armada a população, menor a violência”. A declaração foi, facilmente, desmontada com os dados de uma pesquisa de 2012, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea.

Outro estudo divulgado em 2013, demonstrou que a redução de homicídios foi um efeito direto do Estatuto do Desarmamento, vigente desde 2003. O fato contribuiu, significativamente, para a redução de 60,1% no número de homicídios em São Paulo. O Instituto concluiu que a diminuição de armas circulantes entre a população, impactou para a redução do número de homicídios.

Para dar embasamento teórico, o Ipea cita autores como: Bronars e Lott Junior (1998), Lott Junior e Mustard (1997), Kleck (1979) e Bartley e Cohen (1998), cujos resultados de seus trabalhos apontaram à seguinte conclusão: “mais armam significam menos crimes”. Os mesmos autores também são citados por Bolsonaro e Onyx.

Mas, a cara de pau de Onyx não para por aí! Em 2008, ele recebeu R$ 150 mil da Companhia Brasileira de Cartuchos para financiar sua campanha para prefeito de Porto Alegre. Fica, portanto, mais fácil entender os motivos pelos quais, ele tanto defende uma política de armamento para a população brasileira, né Onyx?

Mandato Sempre na Luta
Rogério Correia, deputado federal eleito
#SempreNaLuta

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *