Notícias

Fique por dentro!
Início » Último dia do FAMA 2018: Balanço resultou na Declaração Final

Último dia do FAMA 2018: Balanço resultou na Declaração Final

O Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) encerrou suas atividades hoje (22/03), no Dia Mundial da Água. A data, que é comemorada desde 1992, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar a população sobre esse precioso líquido, disponível ao consumo humano em apenas 0,77%, por meio dos rios, lagos e galerias subterrâneas.

Nesta edição, o FAMA reuniu aproximadamente 7 mil pessoas e consolidou seu compromisso social em um documento, intitulado Declaração Final, cuja proposta é a de elaboração de um projeto democrático para as águas, superando a manipulação midiática e a lógica exploratória do capital. E, ainda segundo o documento, o cuidado sobre as águas deve ser construído sob a participação popular, considerando seus saberes, tradições e culturas, o oposto discutido pelas grandes corporações no Fórum Mundial da Água (FMA). O documento foi assinado por 36 organizações nacionais, que se comprometeram a segui-lo.

O fórum alternativo foi um espaço democrático e aberto às discussões que levaram em conta a fala da sociedade, principalmente, a dos povos e populações que vivem em regiões atingidas por acidente com barragens, por exemplo, o rompimento da barragem da empresa Samarco, que prejudicou todas as comunidades localizadas na bacia do Rio Doce.

Leia na íntegra, a Declaração Final do FAMA2018: http://fama2018.org/2018/03/22/declaracao-final-do-fama-reafirma-agua-nao-e-mercadoria-agua-e-do-povo/

 

Foto: Matheus Alves
Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *