Notícias

Fique por dentro!
Início » Tô na rua e tô na luta: um guia para curtir o Carnaval de luta em BH

Tô na rua e tô na luta: um guia para curtir o Carnaval de luta em BH

Para quem acha que carnaval e política não combinam: a programação do carnaval de Belo Horizonte promete ser mais uma vez marcada pela inteligência, sátira e luta.

Nesta quinta-feira (8/2), o carnaval da militância se inicia com o bloco “Que golpe foi esse?”, às 17h no Bar da Jacinta, localizado na rua dos Goitacazes, 482. Organizado pela Frente Brasil Popular, o bloco promete ser de resistência aos retrocessos que o governo federal impõe aos cidadãos e ainda afirma: “Sem opressão, aqui não tem espaço para machista, racista e LGBTfóbico”.

EVENTO: facebook.com/events/213829809186959/

Na sexta-feira (9/2), acontece o Bloco da Sexta Valente, que propões sextas-feiras de reflexões sobre a importância da resistência na conjuntura política. Organizado por um grupo de pessoas de esquerda, o bloco será na Rua Levindo Lopes, 158, às 18h: “Ponha sua fantasia vermelha, sua barba, traga seu instrumento musical (pode ser foice e martelo) e venha pro Bloco da Sexta Valente!”.

EVENTO: facebook.com/events/150387109010841/

Ainda no dia 9, acontecerá na Praça da Estação às 18h o Kandandu: Encontros de Blocos Afro. Idealizado pela Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais, o encontro reúne os blocos Afro Fala Tambor, Samba da Meia Noite, Oficina Tambolelê, Afro Magia Negra, Afroxé Bandarerê, Bloco do Zé Pretinho, Angola Janga, Dreadlocko e associados da Abrafo-MG.

EVENTO: facebook.com/events/143459339671960/

Teremos também na sexta o Volta Belchior com o bloco “Vem Carnaval!”, às 20h, no bairro Dom Bosco. Com uma mistura de axé com funk, pop e hits, o bloco vem para inaugurar o carnaval de BH: “Deus que me dibre casos de abuso, transfobia, homofobia, machismo e/ou qualquer outra coisa que viole o direito de qualquer ser”.

EVENTO: https://www.facebook.com/events/1989288211286265

O Armazém do Campo, do MST, também convida para a Cultura na Sexta, às 18h, na Avenida Augusto de Lima, 2136. O evento chama os foliões para cair no samba com Eloah Monteiro e Grupo Teresa. Com entrada gratuita e à prova de chuva, o evento promete muito samba e MPB.

EVENTO: facebook.com/events/153039475401627/

Sem repressão, no domingo (11/2) acontece o Alô Abacaxi. Inspirado na Tropicália, o evento se posiciona a favor de toda e qualquer expressão artística e corporal, “desde que propague alegria, alto astral e não invada o espaço de outrem”. De 9h às 14h, a concentração do evento acontecerá na avenida Augusto de Lima com avenida Barbacena e percorrerá a Augusto de Lima até a Praça Raul Soares.

EVENTO: facebook.com/events/945385238948311/?active_tab=about

Na segunda-feira de carnaval (12/2), os foliões relembram dos tempos de ascensão do Brasil no Bloco “Ai que saudade do meu ex!”. Em homenagem ao ex-presidente Lula, o bloco se concentrará na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza e convida toda a militância do PT para trazer suas camisas vermelhas e brancas para um belo desfila em homenagem ao maior ex do Brasil.

EVENTO: facebook.com/events/551423131901749/?active_tab=about

O carnaval da militância também estará presente em Congonhas. Contra a reforma da Previdência, o bloco Greve Geral se reunirá em frente ao banco Mercantil na segunda-feira (12), às 19h.

E ATENÇÃO:
Você conhece mais algum bloco de luta? Coloque nos comentários que vamos atualizando o post!

Mandato Sempre na Luta
Rogério Correia, deputado do PT

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *