Notícias

Fique por dentro!
Início » Suicídio é tema de palestra nesta segunda-feira

Suicídio é tema de palestra nesta segunda-feira

Projeto do deputado Rogério Correia institui a Semana de Valorização da Vida em Minas Gerais

A palestra “Suicídio: Estigma e Prevenção”, que acontece nesta segunda-feira (18/9/17), às 10 horas, no Teatro, dá sequência às atividades da campanha Setembro Amarelo, que tem a adesão da Assembleia Legislativa.

Aberta ao público interessado, a palestra também será transmitida ao vivo pela página da ALMG no Facebook, inclusive com a possibilidade do público online ter suas perguntas respondidas. A TV Assembleia também vai gravar a conferência e exibi-la ao longo da semana.

Quem vai esclarecer todas as dúvidas sobre o tema é o médico Humberto Correa da Silva Filho, professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista no chamado comportamento suicidário.

Segundo ele, oportunidades como essa, de falar abertamente sobre um o assunto considerado tabu, são essenciais para desfazer o estigma e combater efetivamente o problema. “Temos que desfazer, por exemplo, o mito de que quem fala que vai se matar nunca tem coragem de fazê-lo. Isso é mentira. Em quase todos os casos, as pessoas comunicam antes sua intenção”, afirma.

Vale lembrar o projeto de lei 1497/15. De autoria do deputado estadual Rogério Correia, do PT, ele institui a Semana de Valorização da Vida em Minas Gerais. Essa semana promoverá ações de educação dos profissionais de saúde de atenção básica, dos serviços de saúde mental, das unidades de urgência e emergência. “Os especialistas lembram que o diálogo é uma das soluções para conter o suicídio”, diz Rogério. “Por isso dedicar um espaço no calendário a esses debates será muito importante.”

O PL 1497/15 está tramitando na Assembleia e irá a votação em plenário, em turno único.

Conheça esse projeto clicando AQUI.

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *