Notícias

Fique por dentro!
Início » Sistema elétrico do Brasil tem mais de 6 falhas por dia

Sistema elétrico do Brasil tem mais de 6 falhas por dia

O sistema elétrico brasileiro apresenta mais de 2.300 falhas por ano, ou mais de 6 problemas por dia, e parte desses problemas atinge diretamente o consumidor com cortes no fornecimento – os chamados apagões ou “apaguinhos”.

Segundo relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apresentado na última quarta-feira ao Ministério de Minas e Energia (MME), a quantidade de ocorrências identificadas nos últimos cinco anos varia de 2.258 a 2.670 casos por ano. Segundo o levantamento, em média 11,8% do total envolveram corte de energia.

As condições climáticas “adversas” são apontadas como a principal causa para essas falhas nas linhas de transmissão. Queimadas, problemas com transformadores ou demais equipamentos e falha humana aparecem na sequência.

O ONS diz que, “embora eventos de falhas em elementos do sistema de transmissão ocorram, em geral elas são minimizadas”.

O MME determinou que relatórios com informações atualizadas sobre esses problemas deverão ser apresentados ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico anualmente. O comitê, com técnicos do governo, o ministro Edson Lobão e o secretário de energia elétrica, Ildo Grudtner, ocorre todo mês.

No último encontro, membros do comitê discutiram a operação pente-fino, que desde o ano passado avalia o funcionamento das subestações. Sem maiores detalhes, o grupo criado para desempenhar esse trabalho informou que foram concluídas as inspeções em 35 das 36 subestações previstas.

Baixo nível. No mesmo relatório, o ONS projetou que o nível dos reservatórios das usinas das Regiões Sudeste e Centro-Oeste deve encerrar novembro em 58,5% da capacidade.

Segundo o operador, os reservatórios podem alcançar esse patamar de armazenamento se o despacho pleno das térmicas for mantido ao longo do ano e se o fluxo de água for de 94% da média histórica – o que depende das chuvas.

Fonte: Jornal O Tempo

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *