Notícias

Fique por dentro!
Início » Sempre na luta: Rogério liderou ranking de deputados com denúncias contra Bolsonaro e Zema

Sempre na luta: Rogério liderou ranking de deputados com denúncias contra Bolsonaro e Zema

O jornal O Tempo fez um levantamento dos discursos dos parlamentares na Câmara dos Deputados em 2019. Em sua estreia no Legislativo federal, o deputado Rogério Correia (PT-MG) ficou em primeiro lugar, com 130 discursos, a maioria deles com denúncias contra o governador Romeu Zema e o presidente Jair Bolsonaro.

Atuar como fiscal do povo, sem medo de falar, é uma das funções primordiais de um parlamentar (daí a origem do nome, do francês “parler”, falar, conversar). Em seus mandatos como deputado estadual, em Belo Horizonte, Rogério Correia foi o parlamentar que mais denunciou o então governador, depois senador, Aécio Neves. Numa época em que Aécio era muito poderoso no estado, sobretudo na imprensa, Rogério já denunciava escândalos que depois seriam confirmados, como as propinas na construção da Cidade Administrativa ou o aeroporto para a família Neves em Cláudio.

“Nunca devemos abrir mão da palavra, da denúncia contra o que acreditamos estar errado”, diz Rogério Correia. “O eleitor que votou em mim queria e quer essa postura, daí usarmos a frase “sempre na luta” para designar o nosso mandato.”

Além das denúncias contra os desmandos dos governos em Minas e no Brasil, Rogério Correia foi também um dos deputados que mais projetos de lei apresentou em 2019. Como relator da CPI de Brumadinho, por exemplo, apresentou projetos já aprovados na Câmara (faltam ser sancionados pelos senadores) que criam proteção a atingidos por barragens, aumentam a segurança, punem como ecocídio os responsáveis por desabamentos e exigem maior rigor nos licenciamentos ambientais. Rogério também é o autor do projeto que estende o Pró-Pequi de Minas para o Brasil, estabelece a cobrança de taxas sobre lucros e dividendos de milionários e determina um plebiscito para a população decidir se quer ou não a reestatização da Vale.

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *