Notícias

Fique por dentro!
Início » Reconhecimento ao inigualável Paulo Freire

Reconhecimento ao inigualável Paulo Freire

A obra do brasileiro Paulo Freire está entre as 100 mais citadas no mundo, segundo o Google Scholar, ferramenta de pesquisa para literatura acadêmica em inglês. É citada 72.359 vezes. É a 2ª obra mais citada no mundo na área de educação em artigos em inglês.

Essa é uma das informações de boa reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo 6 de janeiro, sobre o educador Paulo Freire, o intelectual brasileiro mais reconhecido em todo o mundo.

O título do texto já diz muito: “Na mira de Bolsonaro, obra de Paulo Freire é pilar de escolas de elite”. Colhe depoimentos de educadores dos mais tradicionais colégios do país, como o do diretor do tradicional colégio Rio Branco de Higienópolis, região central paulistana, Renato Júdice: “Quem dera as ideias dele estivessem mais presentes, quando propõe mais autonomia, mais crítica do conhecimento”.

Outras passagens importantes:

“Educadores estrangeiros como Peter McLaren e Michael Apple dialogam com sua obra. Há centros de estudos inspirados em Freire em países como Finlândia e Canadá.”

“O economista Martin Carnoy lembra que o conceito de educação “como libertação da ignorância e subjugação política” é tema comum na filosofia do Iluminismo, de Rousseau, Thomas Jefferson, até mesmo de John Stuart Mill. Carnoy é professor em Stanford (EUA) desde 1969. “O ataque de Bolsonaro a Freire”, escreveu ele à Folha, ‘é um ataque aos próprios fundamentos da democracia ocidental e ao conceito de liberdade’.”

Chega-se à conclusão, pelo texto, que Paulo Freire, reverenciado no exterior, deveria ser mais lido, conhecido e aplaudido em seu próprio país.

Em setembro do ano passado, o deputado estadual e federal eleito, Rogério Correia, do PT, solicitou audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas sobre o autor, que é CIDADÃO HONORÁRIO DE BH por iniciativa do então vereador Rogério Correia.

“Ele defendia a escolha pelo conhecimento, pela vida, não pela treva”, disse na ocasião Rogério Correia.

Mandato Sempre na Luta
Rogério Correia, deputado do PT
#PauloFreire

Leia aqui a reportagem da Folha: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/01/na-mira-de-bolsonaro-obra-de-paulo-freire-e-pilar-de-escolas-de-elite.shtml

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *