Notícias

Fique por dentro!
Início » Lava Jato virou terra sem lei: juiz Bretas legitima o vale-tudo ao puxar saco de Bolsonaro no carro oficial da presidência

Lava Jato virou terra sem lei: juiz Bretas legitima o vale-tudo ao puxar saco de Bolsonaro no carro oficial da presidência

Marcelo Bretas é juiz e é o responsável pela Operação Lava Jato no Rio. Por isso mesmo, faz parte de seu trabalho julgar vários políticos. Não é preciso ser especialista em Direito para saber que, ocupando tal cargo, ele precisa de distanciamento dos diversos espectros partidário-político-ideológicos.

No último fim de semana, Bretas não apenas foi aos atos político e religioso que Bolsonaro promoveu no Rio. Fez mais: discursou ao lado de ministros. Postou imagens do evento em suas próprias redes sociais. E chegou ao evento no carro oficial da presidência da República.

O que Bretas fez é ilegal e mostra que a Lava Jato virou uma terra sem lei. As regras fixadas para a postura de juízes é muito clara ao proibir tais manifestações.

Não se questiona o direito individual de Bretas. Ele pode, à vontade, puxar o saco do presidente da República. Pode igualmente discursar a favor do governo em atos públicos. Pode até, embora seja difícil admitir, pode até postar fotos cafono-bregas mostrando os músculos em academia.

Mas precisa abandonar o magistrado. Uma coisa não combina com outra.

Qual a isenção de Bretas ao julgar causas de interesse, direto ou indireto, da família Bolsonaro e seu grupo político? Respondo: zero.

O que o juiz da Lava Jato no Rio faz é a confirmação de uma corrupção muito mais séria do que a que ele supostamente deveria combater na Lava Jato. Ele envenena o próprio estado de direito, as instituições democráticas e, por extensão, a própria democracia. Legitima, dá ares legais, ao vale-tudo em que se transformaram a Lava Jato, parte relevante do Judiciário brasileiro e o próprio governo Bolsonaro.

Por fim, nenhuma surpresa com isso tudo. Sergio Moro já havia dado a linha. Bretas só a segue – e com seu habitual exibicionismo tosco.

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *