Notícias

Fique por dentro!
Início » Hora de cobrar do milionários: deputado consegue assinaturas necessárias e projetos ganham regime de urgência na Câmara

Hora de cobrar do milionários: deputado consegue assinaturas necessárias e projetos ganham regime de urgência na Câmara

A crise econômica sem precedentes, agravada pela pandemia, abre uma janela de oportunidades para o Brasil corrigir o seu maior problema, que é a raiz de todos os outros: a perversa e pior má distribuição de renda do mundo.

 

Dois importantes projetos de lei do deputado federal Rogério Correia (PT-MG) já têm assinaturas suficientes de parlamentares da Câmara e podem ser votados em caráter de urgência. Ambos os PLs ajudarão a financiar os gastos necessários para o combate ao coronavírus e subsidiar segmentos econômicos afetados pela recessão. Agora, eles podem ser votados em plenário, sem passar pelas comissões, reduzindo o tempo de tramitação.

O PL 1285 cobra dos muito ricos e milionários, que podem pagar mais, estabelecendo aplicação no Imposto de Renda sobre juros pagos e creditados individualmente a titular, sócios ou acionistas, sobre a distribuição de lucros e dividendos pagos pelas pessoas jurídicas. Com isso o Brasil arrecadaria pelo menos R$ 25 bilhões por ano.

Já o PL 3003 propõe o fim da isenção tributária para atividades de exploração de petróleo e gás natural, que foi obtida no governo Temer. Graças a essa renúncia fiscal, os cofres públicos deixam de arrecadar R$ 1 trilhão no período de 25 anos.

“O momento agora é de quem tem mais (aliás, muitíssimo mais), dar uma contribuição maior e mais justa, ao invés de cortar do povo, como as reduções salarias de servidores públicos que já foram propostas”, diz Rogério Correia. “A parte mais fraca não suporta mais ter suas conquistas e direitos atacados”.

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *