Notícias

Fique por dentro!
Início » Hoje é aniversário de nascimento de JK, o ex-presidente vítima de fake news

Hoje é aniversário de nascimento de JK, o ex-presidente vítima de fake news

Há 117 anos nascia Juscelino Kubitschek, o JK. Ele e Lula vivenciaram situações semelhantes. E nem estamos falando de terem sido muito populares quando e depois de deixar a presidência da República. Ambos foram bombardeados pela imprensa e perseguidos pela Justiça, acusados injustamente de terem recebido imóveis oriundos de esquema de corrupção com empreiteiras.

Por conta de um apartamento na avenida Vieira Souto no Rio de Janeiro, a ditadura militar recém-instalada cassou os direitos políticos de JK por dez anos. O procurador do caso não conseguiu apresentar uma prova sequer contra JK. O ex-presidente e sua família tiveram suas vidas devassadas por inquéritos dos militares.

Embora a prova jurídica não aparecesse, os jornais da época davam de ombros para essa situação e não se cansavam de pintar JK como corrupto. “O Globo” dizia que o mineiro de Diamantina era “milionário”. O Estadão falava que as autoridades que investigavam o ex-presidente estavam “convencidas de sua culpa”.

Como lembra o jornalista e escritor Mário Magalhães, “certa imprensa fez um Carnaval, chancelando as acusações da ditadura”.

Lembrou alguém? Claro que sim…

Mandato Sempre na Luta
Rogério Correia, deputado federal (PT-MG)

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *