Notícias

Fique por dentro!
Início » Eduardo Coutinho foi censurado pela Globo e outras emissoras

Eduardo Coutinho foi censurado pela Globo e outras emissoras

O cineasta e jornalista, Eduardo Coutinho, falecido ontem, 02/01/2014, foi um dos ícones do cinema e expoente documentarista brasileiro. Cabra Marcado para Morrer, Ed. Master e Peões estão entre seus principais filmes. Este último, lançado em 2004, foi  ganhador do prêmio do prêmio APCA como melhor documentário. O Filme, que conta a história de metalúrgicos do ABC paulista, foi censurado de sua filmografia pela rede globo e outras emissoras.

O Mandado Deputado Estadual Rogério Correia lamenta a morte deste importante cineasta brasileiro. Leia abaixo matéria veiculada no Blog do Tarso, sobre a morte de Coutinho.

Globo censura documentário sobre Lula da filmografia de Eduardo Coutinho, falecido ontem

O cineasta Eduardo Coutinho (81) foi assassinado a facadas ontem (2), em sua casa no Rio de Janeiro. Sua esposa e seu filho também foram esfaqueados, e segundo a polícia o filho de Coutinho, que tem problemas mentais, foi o homicida e depois tentou se matar.

Coutinho era um dos maiores documentaristas do Brasil, com filmes como Cabra Marcado para Morrer, Peões, Edifício Master, entre outros. Em 2007 ele ganhou o Kikito de Cristal, principal premiação do cinema brasileiro, pelo conjunto da obra.

Seu filme “Peões” (2004) foi um dos principais em sua carreira, vencedor do Candango de Ouro de melhor filme, no Festival de Brasília, e do Troféu APCA na categoria de melhor documentário.

O documentário trata dos operários metalúrgicos e sindicalistas do ABC que realizaram grandes greves na década de 70, em plena ditadura militar-empresarial. Em especial trata de Luiz Inácio Lula da Silva, que depois seria presidente do Brasil.

Daniel Coutinho fez a pesquisa de personagens do filme Peões.

Mas infelizmente a Rede Globo de Televisão e outras mídias simplesmente censuraram esse filme da filmografia de Coutinho. Citaram outros filmes não tão relevantes.

Para quem não assistiu, é imperdível, veja na íntegra o documentário “Peões”:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JEde0T13kF8[/youtube]

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *