Notícias

Fique por dentro!
Início » Dilma: Enem é instrumento fundamental para abrir oportunidades para todos os jovens

Dilma: Enem é instrumento fundamental para abrir oportunidades para todos os jovens

No dia em que começam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2014, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Enem é um instrumento fundamental para abrir oportunidades para todos os jovens, democratizando o acesso à educação e valorizando o esforço de cada uma das pessoas que querem estudar. Ela listou as cinco portas de acesso ao ensino técnico e superior no programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (12).

“Em primeiro lugar, a nota do Enem é o critério de seleção usado para que os estudantes tenham acesso às universidades públicas, federais e estaduais, e aos nossos institutos federais de educação profissional e tecnológica. (…) Em segundo lugar, a nota do Enem também é adotada como critério de seleção para o ProUni (…). Em terceiro lugar, com base no Enem, os estudantes também podem contratar o Fies (…). Em quarto lugar, o Enem abre as portas das melhores universidades do mundo aos nossos estudantes pelo programa Ciência sem Fronteiras. E, em quinto, a nota do Enem ajuda ainda a conseguir vaga nos cursos técnicos de nível médio do Pronatec por meio do Sisutec”, analisou.

Dilma também apresentou alguns resultados do Enem. Em 2013, o exame teve 7,1 milhões de inscritos, um crescimento que, segundo a presidenta, mostra que a juventude sabe muito bem da necessidade de estudar e aproveitar as oportunidades ofertadas pelo governo para construir um futuro melhor. Ela ainda falou sobre como funciona o processo de seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“O primeiro passo é fazer a prova do Enem. Com ela, o estudante pode fazer várias opções de cursos em qualquer uma das universidades que participam do Sisu em todo o país. No momento em que o estudante faz a suas escolhas, o sistema já mostra se, naquele momento, a nota do Enem é suficiente para ele ser aprovado. Aí, o estudante pode alterar suas escolhas quantas vezes quiser até o fim das inscrições. Com uma só nota no Enem, o estudante pode concorrer a vagas em 115 instituições, em 4.700 cursos diferentes em todo o país fazendo apenas a inscrição pela internet”, explicou Dilma.

A presidenta também destacou avanços no acesso ao ensino superior no Brasil: só no seu governo, foram 96 mil vagas a mais nas universidades. Somadas aos números do governo do presidente Lula, o número de vagas foi triplicado em relação a 2002. Foram concedidas 1,4 milhão de bolsas do ProUni; 1,5 milhão de estudantes contrataram o Fies; e 62,5 mil estudantes foram estudar no exterior por meio do Ciência sem Fronteiras, número que passará para 101 mil até o fim do ano. Por último, Dilma ressaltou as oportunidades de ensino técnico a partir do Enem.

“Só em 2014 foram 300 mil vagas em cursos técnicos oferecidas para quem terminou o Ensino Médio e fez a prova de seleção do Enem para o Sisutec. Por tudo isso, eu digo com muita tranquilidade que o Enem é o instrumento fundamental para abrir oportunidades para todos os jovens, democratizando o seu acesso à educação e valorizando o esforço de cada uma das pessoas que querem estudar”, afirmou.

As inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (12) e vão até o dia 23 de maio. As provas serão realizadas nos próximos dias 08 e 09 de novembro em 1.699 cidades de todo o Brasil. Mais informações podem ser encontradas no site do MEC.

Fonte: Blog do Planalto

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *