Notícias

Fique por dentro!
Início » Diário de Viagem: confira a maratona do Deputado pelo interior

Diário de Viagem: confira a maratona do Deputado pelo interior

Atenção companheirada: de 23/2 até 27/2, publicaremos em nosso site reportagens com a cobertura diária da maratona de visitas, que está sendo realizada pelo Deputado Rogério Correia, pelos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

No primeiro dia de viagem (23/2), Rogério Correia percorreu as cidades de Mendes Pimentel e São Félix de Minas, na região do Vale do Rio Doce. Segundo o Deputado, lá foram ouvidas muitas críticas ao Governo de Minas. “Uma situação de total abandono”, conta.

Os municípios de Mendes Pimentel e São Félix, com outros nove, integram o Território Rural de São Mateus, que é uma conquista das organizações das entidades e  militância da luta pela terra, das instituições públicas, dos  profissionais  e lideranças da Agricultura Familiar. Rogério Correia, na época Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrágrio (MDA) em Minas Gerais, apoiou e incentivou, desde a primeira hora, a criação do Território.  E, ainda como Delegado, obteve e festejou com a região essa conquista de toda a comunidade de São Mateus. Hoje, como decorrência da existência do Território,  dentre outros benefícios diretos à sua população, foram liberados R$ 5 milhões em PRONAF e R$ 100 mil em Bolsas Família, só em Mendes Pimentel e São Félix.

Em reunião com companheiros (as) de Carlos Chagas no STR. Na pauta: reforma agrária e agricultura familiar.

 

Em 24/2, Rogério continuou a receber uma série de reivindicações por parte dos cidadãos e trabalhadores mineiros. Dessa vez, as críticas ao Governo do Estado vieram das cidades Carlos Chagas, Nanuque e Serra dos Aimorés, na região do Mucuri. Em Nanuque, segundo o Deputado, muitos professores insatisfeitos. Em reunião com os representantes locais do Sind-UTE, fica explícita a desolação dos trabalhadores da Educação frente a absurda postura tucana de negar o piso nacional aos professores. Nesta mesma cidade, Rogério já havia conseguido uma verba direcionada à problemas emergenciais no atendimento aos idosos do Lar São Vicente de Paula. Entretanto, são quase 50 idosos e idosas precisando de políticas públicas completas. Cidadãos se sentem ignorados pelo governador Anastasia e realmente o estão.

No sábado e domingo (25 e 26/2), Rogério Correia twittou os detalhes das visitas. Quem acompanhou conferiu que o PT e os movimentos sociais no interior estão combativos. “Minas vai mudar”, afirma o Deputado em visita as cidades de Jordânia, Bandeira, Divisópolis e Itaobim.

Entre os problemas destacados na região do Jequitinhonha, está o impasse acerca da ação de despejo na cidade de Itaobim. “A Escola Família Agrícola Bom Tempo tem, hoje, mais de 200 alunos, que sonham em trabalhar na terra. Não dá pra aceitar o fechamento e despejo. Vamos reagir”,  afirma Rogério, já adiantando que pedirá realização de audiência pública na ALMG para discutir a questão.

Após encontro com os companheiros de Teófilo Ottoni, o Deputado reuniu-se com os companheiros de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, com a presença de membros do PT e PV e dos movimentos sociais. Durante a reunião houve reclamações com o Governo do Estado em relação a postura com os professores e foi debatido temas como reforma agrária e agricultura familiar.

Nesta segunda-feira (27/02), Rogério ainda se reuniu em Ponto dos Volantes, outro município do Jequitinhonha, para depois retornar a Belo Horizonte. O Deputado agradeceu o carinho de todos os companheiros(as) dos Vales Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e a todos os presentes.

Durante todos esses dias, ele foi recebido por companheiros(as) do Mandato, autoridades locais, além de trabalhadores(as) rurais e seus sindicatos. Os temas mais discutidos foram agricultura familiar e desenvolvimento regional.

Confira as fotos da maratona de viagens do Deputado

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *