Notícias

Fique por dentro!
Início » Dia Nacional da Consciência Negra- a Luta continua!

Dia Nacional da Consciência Negra- a Luta continua!

Hoje, 20/11, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é celebrada em memória de Zumbi dos Palmares, um guerreiro e líder comunitário que lutou incansavelmente, contra a escravidão no Brasil.

Zumbi, palavra africana que significa “espectro” e “fantasma”, foi o último líder do Quilombo dos Palmares, considerado o maior quilombo do período colonial e com uma população estimada em 30 mil habitantes.

Palmares foi uma comunidade formada por escravos negros que conseguiam escapar das fazendas, prisões e senzalas. Após 15 anos comandando o quilombo, contra a opressão da Coroa Portuguesa, Zumbi foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695.

Séculos mais tarde, o quilombo deu lugar à cidade União dos Palmares, no estado de Alagoas, também conhecida por “A Terra da Liberdade”. A cidade é considerada um símbolo vivo de resistência e seus descendentes preservam, até hoje, a história e a memória de quem lutou até os últimos momentos de sua vida por liberdade: Zumbi!

Seguimos, portanto, #semprenaluta e com muita firmeza, o caminho aberto e trilhado por Zumbi dos Palmares: Por uma sociedade mais justa e do exercício da cidadania! Por respeito e direitos humanos ao povo negro! Contra o retrocesso! Contra o racismo! Viva Zumbi!

Mandato Sempre na Luta
Rogério Correia, deputado estadual
e deputado federal eleito

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *