Notícias

Fique por dentro!
Início » Deputado apresenta emenda, construída através de interlocução com o movimento negro, para reduzir desigualdades raciais na educação pública

Deputado apresenta emenda, construída através de interlocução com o movimento negro, para reduzir desigualdades raciais na educação pública

O deputado federal Rogério Correia apresentou uma emenda que visa garantir políticas de redução das desigualdades raciais na educação brasileira. A proposta criada através de interlocução com o Movimento Negro estabelece o Valor Anual por Aluno Raça (VAAR) como modalidade de complementação da União nos recursos do Fundeb de 2,5%.
Essa medida tem como objetivo combater o racismo estrutural brasileiro no que tange às oportunidades de aprendizagem. Pesquisa realizada pelo Sistema de Avalição da Educação Básica (Saeb) mostra que a chance de conclusão do ensino médio para alunos negros representa 22% a menos do que para alunos brancos. Percebe-se ainda que em determinados cursos de graduação o número de negros é absurdamente desproporcional em relação aos dos brancos, como por exemplo na medicina. São diversos os exemplos que evidenciam a desigualdades entre negros e brancos quanto às oportunidades educacionais e na qualidade da aprendizagem.
“A constitucionalização do Fundeb e o princípio da equidade que está na Carta Cidadã nos abre uma grande oportunidade de avançar nos mecanismos de distribuição dos recursos públicos para ajudar a sanar esta disparidade racista que acontece também em nossa educação”, comenta Rogério Correia.
Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *