Notícias

Fique por dentro!
Início » Debandada na economia: neoliberalismo ideológico fracassa de novo

Debandada na economia: neoliberalismo ideológico fracassa de novo

“Fim de festa”. A expressão, certeira, é do experiente e premiado jornalista Paulo Moreira Leite, sobre a debandada na equipe econômica chefiada por Paulo Guedes no governo Bolsonaro. “Debandada”, no caso, foi a expressão usada pelo próprio ministro da Economia.

“Jair Bolsonaro encontra-se em um precipício. Ele carrega 100 mil mortes nas costas e usa estratégias econômicas para ser reeleito”, resume Paulo Moreira Leite.

Deixaram hoje o governo os secretários especiais de Desestatização, Salim Mattar, e o de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel. Quem pode seguir rumo semelhante é o próprio Paulo Guedes, segundo especula o mercado.

O ministro apelidado de “Posto Ipiranga” pelo próprio Jair Bolsonaro, se confirmar sua saída, deixaria como saldo a maior recessão da história econômica do Brasil, o desmantelamento de parte relevante da Previdência, uma taxa de desemprego em dois dígitos e um rombo fiscal também recorde.

Mais uma vez, o neoliberalismo ideológico mostra, na prática, que é um desastre econômico. No Brasil e fora dele. Só funciona em discursos inflamados nas redes sociais. E, claro, nas palestras muito bem pagas dos festins do mercado financeiro…

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *