Notícias

Fique por dentro!
Início » CPI entrega documentos a autoridades alemãs e pedem punição contra Vale e Tüv Süd

CPI entrega documentos a autoridades alemãs e pedem punição contra Vale e Tüv Süd

Em missão oficial pela CPI de Brumadinho na Câmara dos Deputados, o relator e o presidente estiveram hoje em Berlim e entregaram documentos e dados técnicos para auxiliar na apuração e punição dos responsáveis pela tragédia em Brumadinho, no início deste ano. A empresa de consultoria alemã Tüv Süd é uma das que, juntamente com a Vale, são suspeitas pelo crime em Brumadinho. No caso da Tüv Süd, por ter liberado atestados de estabilidade para funcionamento da barragem da Vale.

Os deputados Rogério Correia, relator da CPI, e Júlio Delgado, presidente, reuniram-se com a deputada Yasmin Fahimi, do Partido Social Democrata da Alemanha. Segundo Rogério, ela se comprometeu a companhar todo o trâmite do processo no Judiciário alemão. “Inclusive ela e seus colegas acompanharão também a auditoria interna que vem sendo feita na matriz da Tüv Süd, também em relação a sua subsidiária brasileira”, diz o deputado mineiro.

A missão oficial dos dois parlamentares também vem recebendo apoio de vários integrantes da sociedade civil alemã, bem como cobertura na mídia do país. Advogados, ativistas do meio ambiente, e membros da Embaixada do Brasil na Alemanha (a CPI também se encontrou com o embaixador brasileiro Roberto Jaguaribe).

“Essa tragédia, que foi criminosa, não ficará impune”, disse o deputado Rogério Correia, que está já em processo de finalização do relatório final da CPI.

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *