Notícias

Fique por dentro!
Início » CPI de Brumadinho na Câmara aprova relatório final por unanimidade

CPI de Brumadinho na Câmara aprova relatório final por unanimidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputado que investiga a tragédia em Brumadinho (MG) aprovou nesta terça-feira (5) o relatório final elaborado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). O parecer foi aprovado por unanimidade.

O relator propôs no parecer o indiciamento das empresas Vale, TÜV SÜD e de mais 22 pessoas. O relatório tem mais 600 páginas e foi entregue à CPI no último dia 25 de outubro, dia em que a tragédia completou nove meses.

A reunião do colegiado foi acompanhada por parentes de vítimas da tragédia de Brumadinho. Eles trouxeram cartazes e colocaram, nas mesas dos parlamentares, fotos das vítimas do rompimento da barragem.

“O que a gente espera é que, daqui pra frente, a Justiça faça a parte dela, porque no caso de Mariana até hoje ninguém foi punido. E nós esperamos que em Brumadinho não se repita isso. Nós colocamos provas concretas, que demonstram cabalmente que pessoas, além das empresas, sabiam que isto iria acontecer”, declarou o relator Rogério Correia após a provação do parecer.

O presidente da comissão, Julio Delgado (PSB-MG), disse que a CPI reuniu provas concretas de que as empresas assumiram o risco de a barragem se romper a qualquer momento. “Dessa vez o Ministério Público, a polícia têm em suas mãos um documento muito robusto, para que essas pessoas possam pagar criminalmente pelo que fizeram”, completou Delgado.

“Durante a investigação dos fatos, surgiram indícios de que a Vale e a Tüv Süd teriam se unido para dificultar a atuação dos órgãos de fiscalização e controle na medida em que apresentaram documentos que atestaram falsamente a estabilidade da barragem B1”, afirmou Rogério Correia no relatório.

Para o relator da CPI, houve “omissão dolosa” por parte dos profissionais que deveriam “evitar a perda de vidas e os danos ao meio ambiente”.

Leia mais: https://glo.bo/36yxzAV

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *