Notícias

Fique por dentro!
Início » CPI das Mineradoras

CPI das Mineradoras

Na tarde de segunda-feira (28/01), um grupo de deputados federais e estaduais visitou o local do crime socioambiental da Mina da Vale, na comunidade do Córrego do Feijão, localizada no município de Brumadinho/MG, dentre eles: Paulo Pimenta, que também é o líder do PT na Câmara, Rogério Correia, Beatriz Cerqueira, Leninha, Paulo Guedes dentre outros e a senadora e presidente do PT Nacional, Gleisi Hoffmann.

Desde o dia 25, após o rompimento da barragem Mina do Feijão, os brigadistas do Corpo de Bombeiros de Minas e de outros estados estão empenhados em encontrar os desaparecidos na lama e confortar seus familiares. Até o momento, os bombeiros confirmaram 65 mortos e 279 desaparecidos.

Na manhã desta terça, dois engenheiros responsáveis pela Mina, foram presos em São Paulo e três funcionários da Vale em Minas. A Polícia Federal cumpre ainda dois mandados de busca e apreensão a empresas prestadoras de serviços à Vale.

Os parlamentares se organizam para instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI), envolvendo o Senado e a Câmara dos Deputados, sobre as mineradoras. Para o deputado federal Rogério Correia é de extrema importância a investigação das práticas de exploração da Vale. O objetivo é acompanhar as ações dos órgãos de controle e fiscalização.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira defende a abertura de uma CPI e aprovação dos dois Projetos de lei em tramitação na ALMG, que garantem segurança, proíbe barragens à montante e os direitos dos atingidos, via políticas públicas com participação social .

#CPIdasMineradoras já e #ValeAssassina!

Mandato Sempre na Luta
Rogério Correia, deputado estadual
e deputado federal eleito

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *