Notícias

Fique por dentro!
Início » Comissão que fiscaliza acordo entre Vale e Governo de Minas aprova Plano de Trabalho apresentado pelo deputado Rogério Correia

Comissão que fiscaliza acordo entre Vale e Governo de Minas aprova Plano de Trabalho apresentado pelo deputado Rogério Correia

Foi aprovado o Plano de Trabalho apresentado pelo deputado Rogério Correia à Comissão Externa da Câmara Federal que vai acompanhar as negociações do acordo entre Vale e Estado de Minas Gerais em relação às indenizações da tragédia de Brumadinho.

O colegiado proposto e coordenado agora pelo deputado Rogério Correia foi instalado após os atingidos se queixarem de exclusão das negociações. A Justiça determinou que a Vale pague R$ 54 bilhões em reparação, porém os acordos feitos entre a Vale e o governo de Minas, contestando o valor, é inferior à metade. Nesta semana a mineradora ofereceu R$ 21 bilhões, sem escutar aos atingidos.

A comissão vai visitar o Ministério Público Federal na próxima sexta-feira (dia 27) e ainda realizar duas audiências públicas remotas em dezembro: no dia 03/12 com os atingidos e no dia 07/12 com os envolvidos na tentativa de acordo. Serão ainda solicitados informações e documentos desta negociação. Outro ponto que foi colocado na apresentação é o envio de um relatório final aos órgãos e entidades responsáveis pelo controle e fiscalização das entidades da Administração Pública e dos entes privados.

“É preciso saber o que está envolvido neste acordo, pois a Vale, responsável por um crime tirou a vida de 270 pessoas, poluiu complemente um rio e devastou a natureza não pode simplesmente pagar o mínimo às famílias e ao povo ao qual deu um enorme prejuízo”, comenta o deputado Rogério Correia. O parlamentar ressalta ainda que o acordo deve ser transparente, coletivo e sem conchavos políticos: “nenhum governo pode se dar o direito de negociar valores menores com uma empresa que cometeu um crime desta magnitude, por interesses que visam projeção eleitoral”.

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *