Notícias

Fique por dentro!
Início » Campo do Meio: vitória do MST

Campo do Meio: vitória do MST

Nesta sexta-feira, dia 04 de novembro, às 16:00, registra-se uma data histórica: a cessão, pelo Governo Federal , de 300 hectares (de um total de 4000) de uma área ocupada por trabalhadores rurais sem terra, em Campo do Meio, sul de Minas. A solenidade será no INCRA MG, com a presença de assentados e do governo federal. Coordenará o evento o Superintendente do INCRA, Carlos Calazans.

Trata-se da cessão de uma parte do terreno que está em disputa entre antigos proprietários da Usina de Ariadnópolis, que deve mais de 400 milhões de Reais a bancos públicos e a ex-empregados. São 14 anos, desde que a usina foi desativada, que a pendência existe.

Os antigos proprietários fizeram o tradicional: pleitearam a prescrição das dívidas bancárias e trabalhistas. Ou seja, dão o cano e aguardam o tempo para livrá-los das responsabilidades contraídas junto a bancos públicos e trabalhadores.

Ações de despejo, violência policial e jagunçada foram usados contra os trabalhadores sem terra que resistiram a tudo. Segundo as lideranças do MST, sob o comando de um advogado inescrupuloso, até incêndios criminosos foram usados para intimidar os acampados. Fora ameaças verbais e espancamentos e toda a sorte de provocações.

Os futuros assentados querem muito mais do que se estabelecer no local. Na luta pelo restante das terras, planejam inclusive a construção de uma “universidade do campo” no local.

A data é histórica e marca o início de um resgate de uma imensa dívida social.

Fonte: Movimento Minas Sem Censura

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *