Notícias

Fique por dentro!
Início » Brasil cai para 12ª economia do mundo; com Lula, chegou a sexta maior

Brasil cai para 12ª economia do mundo; com Lula, chegou a sexta maior

O IBGE divulgou hoje o PIB de 2020: tombo histórico de 4,1%, o maior da série histórica do instituto. Como sempre, Jair Bolsonaro virá com o vitimismo característico e as mil e uma evasivas, sem contar a terceirização de culpas.

Mas o fato concreto é que, se a pandemia atinge toda a economia mundial, atinge muito mais o Brasil, cada vez mais reconhecido como o país cujo governo pior administra os problemas trazidos pela covid.

Com o resultado desastroso do ano passado, o Brasil saiu do ranking das 10 maiores economias do mundo e caiu para a 12ª colocação, segundo a agência de classificação de risco Austin Rating. Em 2019, o Brasil estava na 9ª posição.

Em 2010, atingimos nosso melhor resultado. Graças à média de crescimento em torno de 4% nos anos anteriores, e à histórica expansão de 7% no PIB daquele ano, a economia brasileira ultrapassou o Reino Unido e passou a ocupar a sexta posição entre as maiores do mundo (segundo dados do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios, CEBR, em inglês).

Ah, sim: o presidente naquele 2010 era o Lula. Saudade, né, minha filha?

Cadastre-se e receba o conteúdo especial que preparamos pra você!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *